O que um maluco pulando para a morte nos ensina sobre marketing
Se você é um ser vivo que usa as redes sociais deve ter visto (em diversos canais diferentes) o vídeo postado pela empresa Rede Salvar. Se você não viu: https://www.facebook.com/RedeSalvarRedeDeProtcao/. É SENSACIONAL!
Esse vídeo simples, feito com um celular (que sequer filma em HD) já chegou a mais de 7,8 milhões de views. Isso aí: 7,8 milhões de views. E provavelmente nem deve ter sido impulsionado. Pois é: você vive colocando dinheiro no Facebook para aumentar o alcance dos seus posts mas nada chegou nem perto. Que injustiça! Então, o que podemos aprender sobre marketing com o vídeo da Rede Salvar?
1. Storytelling (contar histórias) é o mais importante
A forma sempre se dobra ao conteúdo. Ou seja: sua produção pode até parecer "amadora", desde que o conteúdo seja excelente. Neste vídeo a história é simples: "Ei, nosso produto funciona mesmo. E podemos provar!". Então um colaborador da empresa aparece correndo pela porta da varanda e se joga por cima do parapeito como se não houvesse amanhã. São vários andares de distância. O perigo é real. Se alguma corda da rede se soltar ele pode cair e morrer. Se os parafusos que prendem a rede não aguentarem acontecerá a mesma coisa: morte certa. Mas nada disso acontece, a rede funciona. E quase que por um milagre ele continua vivo. Bem, graças a um milagre não: graças a um trabalho bem feito. Este vídeo está sendo compartilhado por milhares de pessoas, pois tem uma história pra contar. Se fosse um comercial dizendo "Nossas cercas são as mais seguras", provavelmente não tracionaria nas redes sociais. Ou seja: histórias vendem muito mais.
2. Assombro é uma das emoções mais relevantes
No seu livro "Contágio - Porquê as coisas pegam" de Jonah Berger, há um estudo que compara a tração de algumas peças de e-mail. Ambas possuem fotos, mas aquela que possui uma foto mais artística, que causa assombro nas pessoas, é muito mais encaminhada a amigos. Isso acontece com o vídeo da Rede Salvar: não é comum ver alguém se jogando em uma rede - e sobreviver pra contar. Assombro emociona. Assombro vende. E muito. Se você pensar bem, é a mesma razão pela qual os noticiários vivem de acidentes, sequestros, desastres naturais. Situações assombrosas - fora do comum - chamam mais a atenção das pessoas, e ajudam a vender o conteúdo jornalístico. As pessoas são movidas a assombro. Ou seja, se sua empresa conseguir assombrar (no bom sentido, não como um fantasma) os clientes, crescerá muito mais rapidamente em mind share.
Outro exemplo de assombro: Pony Veiculos
Poucos dias atrás a empresa Pony Veículos também ganhou repercussão nacional em função de seus posts no Facebook. E a razão para isso é bem simples: usar o humor e sinceridade. O carro é velho? Então vamos dizer (de forma bem humorada) que o carro e velho. É feio? Bem, vamos dizer isso também - e dar umas risadas, afinal alguém vai querer comprar um carro com "personalidade". Estes posts causam assombro pois ninguém espera que um vendedor seja sincero. Afinal, o vendedor tem que empurrar os piores produtos pela garganta do cliente, não é verdade? Se você ainda não conhece a Pony, confere a matéria da Exame: http://exame.abril.com.br/pme/conheca-a-pony-veiculos-a-loja-dos-posts-super-sinceros/
3. Funciona? Prove!
Seu produto realmente tira manchas? Então prove! Sua assistência realmente vai resolver meu problema? Eu quero ver! E quero ver antes de comprar. Vídeos com cases de sucesso, depoimentos de clientes, membros do seu time experimentando - e eventualmente se jogando em uma rede. É isso o que os clientes querem ver. Querem ter a certeza de que seu produto/serviço faz o que você diz que ele faz. Quanto menos blá-blá-blá de marketing e mais provas concretas dos seus diferenciais competitivos, maior será a sua credibilidade. Estão aí mais 7 milhões de views para provar.
4. Faça vídeos
Imagine se ao invés do vídeo, a empresa fizesse uma foto; ou um card bacana para o Facebook. Seria um conteúdo fadado ao esquecimento. É mais difícil contar histórias complexas (ou completas) através de uma única imagem. O vídeo apresenta uma grande vantagem neste aspecto. Considerando que o YouTube é o segundo maior buscador do mundo, e que o Facebook está trabalhando para melhorar cada vez mais a exibição de vídeos, é fundamental que sua empresa possua alguma posição em vídeo. Nem precisa ser algo muito elaborado (claro que qualidade também é importante), mas o conteúdo é sempre mais importante. Muitas empresas tem bons canais no YouTube para você se inspirar. Uma dica bacana é começar olhando seus concorrentes, e depois empresas de outros segmentos que você considera interessantes. Você deve construir o seu próprio rol de referências - pensando no seu segmento e nas pessoas que quer alcançar. Ou seja, se sua empresa conseguir assombrar (no bom sentido - não como um fantasma) os clientes, crescerá muito mais rapidamente emmind share.
Acredito que estas sejam as principais lições que um maluco se atirando para a morte tem a nos ensinar sobre marketing. Arrisco-me a dizer que é sobre isso que se trata o marketing atual: ser autêntico. Me parece que o autêntico sempre vence (mesmo que ele seja o Donald Trump). As pessoas estão ficando cansadas de propaganda. Querem algo em que possam realmente confiar - e se inspirar se for possível.
Jean Michel Baú | Especialista em Marketing Digital de Alta Performance. CEO na Nigma.